Conservatório de Música da Maia
Oferta Formativa

Cursos de Música
- 1º Ciclo / Iniciação Musical em Regime Supletivo;
- Curso Básico de Música em regime Articulado ou Supletivo;
- Curso Secundário de Música em regime Supletivo.
A Iniciação Musical é frequentado por crianças que frequentam o 1º ciclo. Além do tempo que estão nas Escolas do ensino regular, estas crianças têm no Conservatório uma oferta educativa no Ensino Especializado da Música que contempla a aprendizagem de um instrumento musical, uma aula em turma de Iniciação Musical, onde aprende a ler e a escrever música com uma metodologia adaptada à sua idade. Como complemento desta formação, os alunos têm, ainda, a disciplina de Classes de Conjunto que as leva a praticar as vivências e os ensinamentos adquiridos em conjunto com outras crianças da mesma idade ou idades semelhantes.
O Curso Básico de Música destina-se a alunos que frequentam o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (do 5º ao 9º ano de escolaridade). Pode ser frequentado no Regime Articulado ou Supletivo. Em ambos, os alunos frequentam 3 disciplinas: Instrumento, Formação Musical e Classes de Conjunto. Os planos de estudos dos Cursos Básicos de Música são regulamentados pela Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto
O Curso Secundário de Música destina-se a alunos que frequentam o 10º, 11º e 12º anos. O Regime que o CMM oferece é o Supletivo. Os alunos têm no Conservatório um complemento à sua formação geral na área do Ensino Especializado de Música. Depois de concluído este curso, a formação aquirida permite candidatar-se ao Ensino Superior nesta área de ensino. Os planos de estudos dos Cursos Secundários de Música são regulamentados pela Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto.

Regimes de frequência
O Conservatório
de Música da Maia oferece o Regime
Articulado no 2º e 3º ciclos. O Regime
Supletivo pode ser frequentado em todos os níveis oferecidos.
O Regime Articulado consiste na frequência, em articulação, da Escola do Regime Geral e o Ensino Artístico Especializado ministrado no Conservatório. Os alunos têm a dispensa de frequência de algumas disciplinas da componente geral que por sua vez são substituídas por outras ministradas no Conservatório. Os horários de ambas as Escolas são construídos de forma a que permita ao aluno frequentá-las sem sobreposição dos mesmos. As avaliações obtidas no Conservatório são enviadas para a escola do Ensino Regular para serem discutidas no Conselho de Turma desta Escola.
O Regime Supletivo implica uma independência na frequência da Escola do Ensino Regular e o
Conservatório. Os alunos frequentam ambas as Escolas sem uma ligação entre elas.
Quer o Regime Articulado quer o Supletivo são regulamentados pela Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto (Curso Básico) e pela Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto (Curso Secundário).
Escolas com Protocolo de Articulação com Conservatório de Música da Maia
Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia;
Agrupamento de Escolas Levante - Maia;
Agrupamento de Escolas de Alfena;
Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia (só para alunos já pertencentes ao Agrupamento)
Colégio Novo da Maia
Externato António Nobre
Regime livre
O regime livre não impõem a frequência de um plano de estudos definido. Os alunos frequentam como lhes for possível. Na disciplina de Instrumento têm um programa adaptado à sua realidade. Nas disciplinas de turma, se as pretenderem frequentar, serão colocados no nível de conhecimentos que possuem no momento e frequentam normalmente a turma. Nâo serão sujeitos a momentos de avaliação mas terão consciência da sua evolução. No final do respetivo ciclo de formação, se desejarem creditar o que aprenderam, poderão solicitar uma Prova de Equivalência à Frequência.

Cursos Livres
Projeto EnsinARTE
Música
Pré- escolar - Crianças dos 3 aos 5 anos
Plano de estudos
- 2 aulas semanais de 45 minutos
Crianças dos 6 aos 9 anos
Plano de estudos
- Instrumento - 20 minutos/semana (individual)
- Aula de conjunto - 60 minutos(semana
Crianças e jovens a partir dos 10 anos
Plano de estudos
- Instrumento - 30 minutos/semana (individual)
- Aula de conjunto - 60 minutos(semana
Projeto EnsinARTE
Só instrumento
(Só a partir dos 12 anos de idade)
-45 minutos/semana aula individual
ou
30 minutos/semana aula individual
Projeto EnsinARTE
Dança
Crianças a partir dos 4 anos de idade
Plano de estudos
- Dança - 90 minutos(semana
- Música- 45 minutos/semana
Projeto InovARTE
Estamos perante uma sociedade que vive cada vez mais dependente de uma rotina. Esta rotina é, obviamente, necessária para que nos possamos organizar e, em certo modo, para mantermos um equilíbrio. No entanto, o risco de nos tornarmos alheios, desapegados e acomodados com a rotina é elevado e já conhecido: tornamo-nos menos criativos, menos desenrascados e mais repetitivos. Pensemos, então, até que ponto podemos ajudar as crianças a quebrar a rotina, sem saírem dela? No InovARTE queremos que a rotina seja apenas um espaço-tempo e que todo o projeto, que pretende englobar diferentes linguagens artísticas, tenha como engrenagem a surpresa e, com ela, o genuíno interesse da criança. Com o quebrar da rotina sem dela sair, ensinamos e aprendemos a lidar com o imprevisto e, consequentemente, com as frustrações e emoções que lhe podem ser associadas.
Assim, numa dinâmica constante de cooperação, colaboração e comunicação, propomo-nos a educar para a música e para a arte, tendo como objetivos gerais os de:
- Desenvolver a criatividade e dar voz ao imaginário infantil;
- Contactar com diferentes linguagens artísticas;
- Aprender a importância de ser e estar em comunidade;
- Aprender a respeitar a si mesmo e ao outro;
- Aprender a respeitar o que lhe é estranho e contraditório;
- Aprender a diferença entre respeitar e incutir/adotar como meu;
- Aprender a falar do que lhe causa desconforto, sem medo de ser julgado, mal-entendido ou menosprezado;
- Compreender e desenvolver a empatia;
- Aprender a ouvir e entender as suas emoções, por forma a não as confundir;
- Aprender a expressar as suas emoções.Metodologia de projeto:
Neste ideal de projeto, cada viagem tem um destino. Os alunos desenvolvem projetos que sejam do seu interesse ao mesmo tempo que mobilizam, investem e desenvolvem competências e aprendizagens no ensino artístico. Assim, pretende-se que a cooperação - entre orientadores/ alunos e entre as demais linguagens artísticas - seja meio e meta para se explorar, experimentar e vivenciar aprendizagens.
Cada criança pode ser agente ativo e co-construtor da sua aprendizagem e, em simultâneo, da aprendizagem do grupo, aprendendo a se autoconhecer, a apoiar o outro na sua tarefa, a cooperar e colaborar para um objetivo comum, a respeitar a si mesmo e ao outro e a manterem-se unidos para um projeto maior que cada um deles. Podem, ainda, ser agentes ativos na pesquisa, análise, compreensão, construção e transferência de informação e conhecimento, valorizando a experiência e a tentativa-erro de cada um.
Cada projeto culminará numa apresentação pública, que pode passar por uma audição, exposição, gravação, poster, etc. Neste sentido, aprendem a estabelecer objectivos, mobilizar recursos e gerir esforços, ao mesmo tempo que aprendem a monitorizar o trabalho num ambiente de colaboração com os seus pares.
Crianças dos 5 aos 9 anos
Plano de estudos
- 2 aulas semanais de 50 minutos de diferentes linguagens artística
Projeto EnsinARTE Teatro
Tal como nos cursos de Música, o Conservatório de Música da Maia oferece uma oferta formativa livre na área do teatro para crianças a partir dos 8 anos de idade.
O Curso é composto por uma aula semanal de duas horas, na qual os alunos passam por todas as disciplinas e temáticas abordadas no curso oficial, de forma mais superficial, ligeira e descontraída. Esta oferta formativa livre, não confere qualquer certificação.
Se gostas de teatro e, ou não te enquadras nos requisitos para o curso oficial, ou pretendes algo mais ligeiro e descontraído, tens aqui a tua chance.
Turma dos 5 aos 8 anos de idade
Segunda-feira das 18:30 às 19:30Turma + 9 anos de idade
Terça-feira das 18:30 às 20:00
Pré-Inscrições
Ano letivo 2923/2024

Instrumentos leccionados
Bateria
Canto
Clarinete
Contrabaico
Flauta
Flauta de Bisel
Fagote
Oboé
Percussão
Piano
Saxofone
Trompa
Trompete
Viola Dedilhada
Violeta
Violino
Violoncelo